Gestão | Governança em TI
Cuidamos da TI para você focar no produto!
A governança de TI é um conjunto de regras e diretrizes definido por cada empresa para o uso dos recursos de TI, de forma que esse uso esteja alinhado à cultura e à estratégia de negócios da organização. Visa também garantir a segurança da empresa e de seus colaboradores quanto ao uso de ferramentas digitais.
Vale lembrar que a governança de TI é um eixo da governança corporativa, que cuida de parâmetros e políticas gerais do funcionamento da empresa.
Por isso, a governança de TI se encarrega de processos que envolvem o uso de recursos informacionais, mas não só: ela reflete os valores de cada empresa e influencia a performance de cada equipe dentro do negócio.
A economia com contratação e treinamentos é uma forma visível de como reduzir custos na empresa ao adotar a terceirização de TI.
Terceirizar os serviços de TI com um parceiro com especialização nas principais metodologias e tecnologias de mercado diminui o tempo de resposta para os usuários que solicitarem os serviços.
Por meio de um parceiro de terceirização de TI você acompanha o desempenho do suporte e atendimento de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos e garantidos em acordo de níveis de serviço (SLAs).
Qual é o papel de governança de TI?
O papel da governança de TI é garantir que a transformação digital da empresa seja mantida de forma harmônica, segundo critérios pré-definidos e alinhados com a estratégia de negócios. Seu objetivo principal é melhorar a performance de todos os setores sem abrir mão da segurança e dos valores da empresa.
- Observar o cumprimento de regras e políticas internas nos processos;
- Embasar a tomada de decisão de líderes quando o assunto perpassa processos ligados à informática e à transformação digital;
- Definir regras de segurança e verificar seu cumprimento;
- Prever e analisar riscos;
- Planejar diretrizes e estratégias para o futuro da transformação digital na empresa;
- Orientar a aplicação ou economia de recursos destinados à transformação digital.
Muitas pessoas confundem gestão de TI com governança de TI. No entanto, as duas têm papéis diferentes, apesar de complementares. Enquanto a governança envolve funções mais estratégicas, de planejamento e definição de políticas, a gestão executa as ações previstas pela governança, envolvendo-se com o dia a dia das unidades de negócios.
Fale com um dos nossos Consultores
Solicite agora mesmo as nossas soluções para sua empresa, com maior facilidade e agilidade. Investimos para trazer as melhores opções para você.
Escolha o framework ideal
Frameworks são modelos que utilizamos para guiar a jornada de implementação da governança de TI no seu negócio. Os mais utilizados na área de planejamento de TI são os listados abaixo.
-
ITIL
Sigla para Information Technology Infrastructure Library, é um modelo de governança de TI mantida pela Axelos – uma joint venture entre o governo do Reino Unido e uma empresa privada. Seu principal objetivo é analisar cenários,determinar de que forma o TI prestará serviços para outros departamentos, e definir regras e procedimentos para tal. Por isso, pode-se dizer que é focado na gestão de serviços e na identificação de demandas de cada setor, criando um catálogo.
-
COBIT
Vem do inglês Control Objectives for Information and Related Technologies, e é o framework mais usado para governança de TI. O COBIT é bastante reconhecido por testar e garantir a qualidade dos serviços de TI, com seu próprio sistema de métricas. Desenvolvido por uma associação (a Information Systems Audit and Control Association), ele engloba cinco princípios básicos: atenção às necessidades das partes interessadas, cobertura da empresa de ponta a ponta, visão holística, trabalho integrado e separação entre governança e gestão de TI.
-
PMBOK
Desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute), esse é um guia que indica boas práticas no desenvolvimento de projetos — inclusive fora da área de TI. Essas práticas são principalmente úteis na gestão de riscos das empresas, e por isso o PMBOK pode ser utilizado em conjunto com COBIT e ITIL.
Resumidamente, alguns dos principais benefícios de ter uma governança de TI na sua empresa são:
- Maior segurança da informação;
- Redução de riscos à segurança da empresa e dos usuários;
- Uso inteligente de recursos;
- Maior confiança dos clientes;
- Melhoria na comunicação interna;
- Previsibilidade nos processos de negócios e de TI.